sexta-feira, 20 de julho de 2012

Fique Atenta! Riscos da mulher obesa em fazer dieta na gravidez.

 
Nenhuma dieta de restrição deve ser feita durante a gravidez a não ser por uma recomendação médica com acompanhamento profissional.
Uma das primeiras coisas que aparecem na mente quando uma mulher diz que está grávida é o aumento de peso. Se essa mulher está com sobrepeso ou já está obesa tem que tomar muito cuidado com a balança.
A mulher já ganha peso naturalmente na gravidez por razões óbvias. Agora a mulher obesa que ganhar quilos, seja por sedentarismo ou por má alimentação, corre risco de prejudicar a si e ao bebê. Essas mamães podem desenvolver diabetes gestacional, hipertensão, pré-eclâmpsia (que em casos extremos pode resultar na morte da mamãe e/ou do bebê), causando retardo do crescimento intrauterino.
O problema é que fazer dieta não é recomendável para quem está grávida. Evitando alguns alimentos importantes, a mulher pode deixar de ingerir proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, essenciais para o crescimento e desenvolvimento do bebê. “Ganhar peso excessivamente no período gestacional ou iniciar esse período com sobrepeso ou obesidade são fatores de risco para complicações como diabetes, hipertensão e pré-eclâmpsia, principalmente no final da gestação. Esses males são duas a seis vezes mais comuns em mulheres com excesso de peso”. A obesidade durante a gestação também está associada ao maior índice de mortalidade dos recém-nascidos, principalmente no período perinatal, além do nascimento de crianças com defeito no tubo neural, estrutura que dá origem ao cérebro e à medula. A média de peso dos bebês também é maior que o normal, o que pode provocar riscos obstétricos durante o parto, contribuindo para a maior taxa de cesáreas.
Os tipos de alimentos que uma gestante deve consumir
A gestante não deve comer por dois, mas consumir pelos dois os nutrientes essenciais para a saúde da mamãe e do bebê. A palavra-chave é qualidade, não é quantidade.


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Jacarandá, n° 16 - Vargem Pequena

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefone

(21) 2442-6735 | 2442-6970